Institucional

A década de 90 foi pródiga em profundas modificações estruturais nas mais diversas áreas da organização humana mundial. No Brasil, foram realizadas verdadeiras revoluções tanto diretamente associadas e decorrentes de fatores de ordem global, quanto de origem e natureza internas.

Na área da Engenharia Consultiva; a qual abrange a prestação de serviços de elaboração de estudos e projetos, o gerenciamento e a fiscalização de obras, foram evidentes as transformações ocorridas, como ainda hoje é possível observar.

A CONEN surgiu neste cenário. Fundada em 15 de Março de 1993, atuando especificamente no setor de Saneamento, no qual desenvolveu inúmeros projetos de forte relevância no país, principalmente no estado do Rio de Janeiro e trabalhando em diversos projetos internacionais.

A partir de 2010, em virtude da grande demanda no país por Projetos de Infraestrutura e da dificuldade de compatibilização entre as disciplinas envolvidas, a Empresa ampliou sua área de atuação para as demais áreas da Infraestrutura Urbana, passando a atuar também na Área de Projeto Urbano, Edificação e Equipamento Urbano, uma vez que ambas se complementam e ainda, ampliou consideravelmente seu Setor de Planejamento.

Atingir um nível de excelência na estrutura de trabalho e nos serviços prestados, buscando desta forma conquistar o respeito e a admiração dos nossos colaboradores e clientes, assim como a comunidade beneficiada direta ou indiretamente pelo resultado do trabalho desenvolvido.
Comportamento ético, Foco, Comprometimento e Confiança no trabalho desenvolvido.
Tornar-se referência em ética, profissionalismo e qualidade nos serviços prestados no mercado nacional de Infraestrutura Urbana.

Estrutura da Sede

Buscando oferecer a estrutura ideal para sua Equipe, Clientes e Colaboradores, a CONEN está localizada estrategicamente em uma das áreas mais nobres do Centro do Rio de Janeiro.

Sua ampla sede própria passou recentemente por uma grande reforma e ampliação com o intuito de requalificar e modernizar suas instalações, reestruturando toda a parte de tecnologia e criando diferentes espaços para atender às novas demandas da Empresa.

A sede hoje possui 650m² distribuídos em 2 pavimentos:

Pavimento Inferior

Este é o Pavimento principal da Empresa, planejado com uma ampla Recepção, duas Salas de Reunião multimídias com capacidade para cinco participantes cada, um Setor de Produção composto por um Salão Principal com o conceito de “open office”, layout e sistema de mobiliário desenvolvido especialmente para a Empresa e quarenta e três Estações de Trabalho, onde estão localizados os Setores de Projetos de Infraestrutura Urbana, Plotagem e a Sala da Diretoria de Produção.

Ainda neste pavimento, encontra-se o Setor Administrativo Comercial, composto por uma Sala de Administração, uma Sala de Documentação e RH, a Sala da Presidência e um Salão Multifuncional equipado com uma moderna infraestrutura de multimídia (telão retrátil de 100” e sonorização) e um versátil sistema de mobiliário desenvolvido para a realização de cursos, palestras debates e grandes reuniões, comportando confortavelmente até vinte e quatro participantes.

Pavimento Superior

Neste pavimento, também com conceito “open office”, encontram-se os setores de Planejamento e Projetos Urbanos, compostos por vinte e cinco Estações de Trabalho e ainda, a Sala da Diretoria de Contratos e O&M.

conencolaborador3

A Equipe

Para atender a um mercado exigente com soluções e serviços de excelência, a CONEN conta com uma equipe de profissionais experientes e de alto nível técnico.

A maioria dos profissionais que compõem a equipe da empresa possuem mestrado, especialização ou pós-graduação. Ainda assim, a empresa possui constantes programas internos de atualização e especialização deste corpo técnico.

A integração da equipe e a experiência com as especificidades de obras de Infraestrutura Urbana estabeleceram métodos de análises, de comparação e de resoluções que, aplicados a cada projeto, tem determinado o sucesso dos trabalhos desenvolvidos pela Empresa.
conencolaborador4

Metodologia BIM

BIM (Building Information Model) ou “Modelo de Informação da Construção” é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permitem que as várias partes interessadas, projetem, construam, operem e mantenham, de forma colaborativa e integrada, uma edificação ou conjunto de edificações.

Slider_BIM

Esta metodologia de projeto é um dos mais promissores desenvolvimentos para os setores de Arquitetura e Engenharia, assim como também para a Indústria da Construção Civil como um todo.

Com a metodologia BIM, modelos virtuais do empreendimento são criados digitalmente de forma precisa e detalhada, permitindo a realização de uma modelagem por fases, que torna possível fazer uma melhor analise e ter um maior controle do projeto em relação ao processo padrão. Quando completo, este modelo virtual, gerado no computador, contém uma geometria precisa e abastecida com preciosas informações para as fases de construção, fabricação e outras atividades necessárias para a execução e operação do empreendimento.

O BIM também recebe em seu modelo inúmeras informações e funcionalidades necessárias para todo o acompanhamento do ciclo de vida da construção, transformando-se na base de uma nova forma de se projetar e construir. O BIM modifica as regras atuais de relacionamento e iteração das equipes de projeto. Quando corretamente aplicado, as construções projetadas em BIM, possuem um projeto integrado e livre de interferências entre as disciplinas. Isso resulta em construções melhores, executadas de forma mais eficiente e consequentemente com um custo menor.

No BIM, os antigos blocos 2D do CAD passam a ser chamados de famílias, que são criados em 3D, com inúmeras informações atreladas, como no caso de uma válvula, por exemplo, podemos ter as informações de peso, número de voltas para fechar manualmente e mecanicamente, atuadores compatíveis, fabricante, preço, vida útil, entre outros dados fundamentais para o empreendimento.

O modelo BIM também permite a extração de todos os quantitativos direto do modelo, eliminando o erro humano no preenchimento dessas tabelas. Com isso o orçamento da construção será o produto das quantidades obtidas no modelo com os preços de um banco de dados, permitindo que o valor da obra seja previsto e controlado com grande eficiência.

Novas possibilidades

O modelo em BIM abre novas possibilidades com o BIM 4D que trata do planejamento da obra, facilitando a construção e principalmente a fiscalização e acompanhamento da obra; O BIM 5D que permite o controle da complexa etapa de estimativa de custos da obra, permitindo que o mesmo seja executado em tempo real; O BIM 6D com suas análises de eficiência energética, e sustentabilidade e por fim o BIM 7D que permite a gestão da edificação pós construção, controle da documentação “As Built”, e gerenciamento dos manuais e métodos de manutenção.

ETE_modelo_BIM

ETE_final_BIM

bim-04

Principais vantagens de um projeto executado em BIM

  • Melhor entendimento do projeto por ser elaborado em 3D e com todas as disciplinas integradas no mesmo modelo;
  • Drástica redução de problemas relatados na construção devido a incompatibilidade de disciplinas e/ou erros de projeto;
  • Projetos mais eficientes devido as capacidades de analises inerentes à metodologia;
  • Maior controle de custos e excepcional precisão no orçamento da obra;
  • Redução de retrabalho devido a mudança do processo de projeto, onde a documentação é obtida do modelo unificado;
  • Redução do tempo de obra;
  • Redução do preço da construção devido aos itens mencionados acima.

Principais diferenças entre o tradicional e ultrapassado modelo 2D e o BIM 3D (forma mais simples de BIM)

  • No antigo 2D possuíamos limitações quanto as representações e interpretações das informações além de uma natureza repetitiva da informação em um conjunto de desenhos, possibilitando que mudanças implementadas não sejam representadas em todos os lugares, gerando assim possíveis erros de execução.
  • No BIM 3D a representação é mais clara e acessível em todos os aspectos do projeto para todos os participantes. A representação em um único modelo garante a consistência das informações e também é possível efetuar a extração automatizada de todas as plantas.

Durante os últimos anos, a CONEN investiu fortemente na implantação desta metodologia de ponta, elevando a eficiência da Equipe e a qualidade dos trabalhos da Empresa a um novo patamar, tornando-se referência nacional em projetos desenvolvidos com a Metodologia BIM no mercado de Infraestrutura Urbana.

bim-02

Esta referência nos gerou convite para nos apresentarmos como “Case de Sucesso de Implantação e Utilização da Metodologia BIM” em instituições renomadas como a FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), a FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) e ainda, participar como palestrante no importante evento nacional sobre BIM, denominado Autodesk University 2016, produzido pela Empresa Autodesk, líder mundial na criação de softwares BIM.