No dia 01/06/2016 aconteceu o evento Autodesk BIM Leadership Tour 2016, na sede da Firjan e com participação da Conen como case de sucesso na utilização da Metodologia BIM para elaboração de projetos de engenharia.
Confira abaixo parte da notícia divulgada no site da FIRJAN sobre o evento, com trecho de uma entrevista realizada com nosso Diretor Thiago Peva:
Especialistas apontam integração e conectividade como o futuro da infraestrutura das cidades
O conceito de Modelagem da Informação da Construção, ou Bulding Information Modeling (BIM), em inglês, já é realidade para o setor da construção civil, estimulando a cadeia produtiva desta indústria a repensar seus processos de projeto, planejamento, gestão e produção. A plataforma tecnológica BIM, que dá suporte a esse novo modelo de concepção, foi apresentada para um auditório formado por empresas e profissionais da área no evento Autodesk BIM Leadership Tour 2016, que integra as ações da parceria SENAI Rio e AutoDesk.
Especialistas do setor debateram o futuro da indústria da construção, apresentando como grandes revoluções a integração e a conectividade na elaboração de projetos, seja de empreendimentos imobiliários ou de cidades inteiras. “Projetistas estão concebendo as edificações e a infraestrutura de forma virtual. O BIM permite fazer simulações no projeto para que seja possível visualizar o comportamento das construções, integrando-as e melhorando a tomada de decisões”, explicou Ricardo Cardial, especialista Técnico da AEC da Autodesk.
Para Gustavo Brito, engenheiro de Sistemas da Andrade Gutierrez, essa é a forma mais eficiente para a construção civil. “Conseguir enxergar o que vem pela frente e poder se planejar melhor é uma forma de agregar valor, reduzir custos e mostrar para o cliente que podemos fazer mais, com preço e prazos melhores”, explicou.
Thiago Peva Costa, diretor da Conen Infraestrutura Urbana, já percebe os efeitos positivos dessas transformações. “A metodologia está bem à frente do que o mercado trabalha hoje; é mais dinâmica e participativa entre os técnicos, melhora planejamento, prazo, custo e integração, sem falar que estamos estudando oferecer produtos pós-projetos, gerando novas oportunidades de negócios”, destacou.
BIM é estratégico para Construção Civil
Promovido pela Autodesk, em parceria com o Sistema FIRJAN por meio do SENAI, o evento consolida a parceria entre a Federação e a empresa de tecnologia. “O modelo original do BIM Tour é voltado para as grandes capitais do Brasil. Aqui no Rio, por conta dessa parceria com a FIRJAN, surgiu a oportunidade de replicar para o interior, junto do BIM Truck (Unidade Móvel BIM), para apresentar a tecnologia e disseminar a plataforma”, destacou Carlos Alejandro Cárdenas, gerente de Território do Espírito Santo e do Rio de Janeiro da Autodesk.
O evento faz parte da estratégia da Federação de apoiar o setor na implementação do BIM. “Nosso foco de atuação é elevar a produtividade da Construção Civil. Definimos como estratégia industrializar o processo de construção, fomentando o uso da plataforma BIM. Estamos vivendo um momento de recessão, mas é agora que devemos coordenar nossas ações setoriais e somar competências entre as instituições, para que as empresas se organizem e estejam preparadas para a retomada do crescimento”, analisou Roberto da Cunha, especialista de Relacionamento Setorial da Construção Civil do Sistema FIRJAN.
O Autodesk BIM Leadership Tour 2016 vai percorrer todos os oito municípios do interior por que passou ou que está prevista a passagem da Unidade Móvel BIM do SENAI, inaugurada em 2015 para oferecer cursos para as empresas e os profissionais da indústria. O SENAI oferece, de forma regular, um programa de capacitação composto por diferentes cursos relacionados às diferentes dimensões da tecnologia BIM na unidade Cinelândia.
Fonte: FIRJAN (Clique aqui para acessar a notícia na íntegra)