Diante do contexto globalizado, em que há uma grande geração de resíduos sólidos e consequentemente propagação de poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à qualidade de vida da população, surgiu a preocupação de se buscar alternativas de reutilização de alguns tipos de resíduos. Na produção de asfalto, por exemplo, foi apontado que este material é responsável por lançar na atmosfera toneladas de poluentes todos os anos.
“As mistura a quente são preparadas a partir do aquecimento dos agregados pétreos e do ligante asfáltico, sendo a usinagem executada em níveis elevados de temperatura, da ordem de 150 º C a 180 º C. Para se chegar a essas temperaturas, são utilizados combustíveis fósseis, como o carvão, o diesel e o gás natural que são os principais emissores dos chamados Gases de Efeito Estufa (GEE), especialmente o CO2.” (PAIVA, Teônis Silva de; Cartaxo Elizabeth Ferreira).
Tendo em vista a solução deste problema, uma empresa, propôs recentemente a utilização de plástico reciclado para construir em Roterdã, na Holanda, estradas mais sustentáveis, e duradouras. Segundo a companhia, o novo conceito de estrada é feito com plástico reciclado e pode enfrentar temperaturas em 80 e – 40 graus Celsius, além de fornecer uma estrutura subterrânea completa para abrigar cabos e dutos. O projeto está em fase conceitual e a previsão de conclusão das obras é de até 3 anos.
Para saber mais, acesse: en.volkerwessels.com
No Brasil
Algumas estradas passaram por obras e possuem asfalto ecológico, sendo utilizados restos de pneus. É chamado de ecológico porque, com o uso desse asfalto, é feito o reaproveitamento desse material.
Em São Paulo
Na estrada que liga São Paulo a Campinas, foi utilizado asfalto ecológico. Apesar de o custo ser mais caro que o tradicional, ele permite mais aderência do veículo à pista, reduzindo também o ruído durante o tráfego. (Folha de São Paulo, 2015).
No Rio de Janeiro
A RJ-122 (que liga Guapimirim-Cachoeiras de Macacu) foi a primeira estrada-parque[1] da malha rodoviária fluminense a usar o conceito da pavimentação ecológica, com a utilização de asfalto-borracha. Da mesma forma, na RJ-151, foi utilizada a mesma pavimentação.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem estadual (DER-RJ), o uso do asfalto-borracha apresenta vantagens, tais como: elevada viscosidade, com mais de 50% de aderência, diminuição de 40% do ruído e dos custos em relação ao asfalto tradicional e maior durabilidade. (EBC Agencia Brasil, 2014).
Fontes:
- PAIVA, Teônis Silva de; Cartaxo Elizabeth Ferreira – Artigo. misturas asfálticas quentes: impactos ambientais e utilização do RCD, 31/01/2014.
- Folha Uol – Conheça a Melhor Rodovia do Brasil com Asfalto Ecológico e Altos Pedágios/
- Agência Brasil – Rio Inaugura Pavimentação de Estrada Parque com Tecnologia Ecologica
- Hypeness – Cidade Holandesa Planeja Usar Plástico Reciclado como Alternativa Sustentável ao Asfalto
[1] Estrada-parque: conceito definido no Decreto nº 40.979/2007 e autorizando a pavimentação, segundo conceitos ecológicos de rodovias, em unidades de conservação.