Planejamento
PLANO DIRETOR
O Plano Diretor é um instrumento técnico de orientação ao desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana e de suas infraestruturas. Os planos diretores setoriais (de água, de esgoto, de drenagem ou de resíduos sólidos) visam indicar e planejar as expansões das infraestruturas e instalações necessárias para o atendimento das demandas futuras desses serviços.
PLANO DE SANEAMENTO
Disposto pela Lei Federal nº 11.445/2007, o Plano é o instrumento de planejamento das políticas públicas de saneamento básico, estabelecendo não apenas objetivos e metas para o setor, mas as formas de alcançá-las, considerando os aspectos locais, técnicos, econômicos, ambientais e sociais.
EIA-RIMA
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um conjunto de estudos de diversas especialidades que visam avaliar o impacto de um determinado projeto e de suas alternativas, definindo ações mitigadoras e de acompanhamento e monitoramento. Em decorrência ao EIA, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) apresenta as conclusões em linguagem e apresentação acessíveis para que se possa entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como, todas as consequências ambientais de sua implementação.
PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) busca soluções para a gestão e o manejo dos resíduos sólidos, considerando as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e atendendo a Lei Federal 12.305/2010.
ESTUDO DE VIABILIDADE (Técnica e Econômica)
O Estudo de Viabilidade é essencial para a garantia do sucesso de um projeto. A viabilidade técnica analisa as implicações na esfera técnica e de engenharia da implantação de uma obra, considerando as questões legais e ambientais, enquanto a viabilidade econômica analisa as questões relativas aos custos de implantação e operação dos sistemas.
ESTUDO DE NEGÓCIO
O Estudo de Negócio visa o desenvolvimento de soluções e cenários, tanto técnicos como econômico-financeiros para auxiliar na tomada de decisões em negócios como Parcerias Público-Privadas (PPP), Concessões, etc.
