Projeto Urbano
URBANISMO
O projeto de urbanismo é um instrumento que auxilia na ocupação e na organização de um determinado território ou de uma cidade, aplicando um conjunto de medidas, pensadas a partir do ponto de vista racional e humano, com o objetivo final de proporcionar desenvolvimento e bem estar para a localidade em questão.
TERRAPLENAGEM
O projeto de terraplenagem informa e demonstra o limite do terreno, identificando a dimensão real do mesmo e ainda, indica a proposta de terraplenagem necessária contendo dimensões planimétricas e níveis de platôs, taludes, rampas (inclusive cotas de níveis inicial e final). Este projeto tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras.
GEOMÉTRICO
O projeto geométrico de uma via é o processo de correlação entre os seus elementos físicos e as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança e conforto. Os critérios para este projeto baseiam-se em princípios de geometria, física e nas características de operação dos veículos. Incluem não somente cálculos técnicos, mas também resultados empíricos deduzidos de numerosas observações e análises de fatores como comportamento do motorista, reação humana, capacidade das estradas já existentes, etc.
PAVIMENTAÇÃO
O projeto de pavimentação define a estrutura que deverá ser construída após terraplenagem e destinada a resistir e distribuir ao terreno os esforços verticais produzidos pelo tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança e resistir aos esforços horizontais que nela atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
O projeto de sinalização viária divide-se basicamente em dois grandes grupos: Horizontal e Vertical. O primeiro constitui-se na pintura de linhas, setas e dizeres sobre as vias e em suas respectivas interseções e, tem como função regulamentar, advertir e/ou indicar aos usuários da via, de modo a tornar mais eficiente e segura a operação e utilização da mesma. Já o projeto de sinalização vertical tem por finalidade controlar o trânsito através da comunicação visual pela aplicação de placas e painéis, sobre as faixas de trânsito ou em pontos laterais às vias.
