A situação da ilustração abaixo faz algum sentido para você?

comunica6

Pois é, este tipo de situação infelizmente é muito comum no mundo dos Projetos de Engenharia/Arquitetura.

Para minimizar situações como esta e facilitar a negociação entre um Contratante e uma Empresa de Projeto é fundamental que ambas as partes entendam cada uma das etapas envolvidas no desenvolvimento de um projeto. Este conhecimento, além de evitar mal entendimentos e desacordos entre as partes durante o desenvolvimento do trabalho, é fundamental para o sucesso do mesmo.

Confira abaixo, de forma geral, cada uma das etapas de um Projeto de Engenharia/Arquitetura:

Anteprojeto ou Projeto Conceitual

Nesta etapa inicial, realiza-se o esboço ou rascunho de um Projeto, desenvolvido a partir de Estudos Técnicos Preliminares e das determinações do Demandante, objetivando a melhor solução técnica, definindo as diretrizes e estabelecendo as características a serem adotadas na elaboração do Projeto Básico. Deve ser precedido pelo Programa de Necessidades e Estudos de Viabilidade, e preceder a elaboração do Projeto Básico.

Projeto Básico

Etapa do Projeto onde se elaboram os elementos que definem a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que fazem parte do empreendimento. O objetivo é definir com precisão as características básicas do empreendimento e o desempenho almejado na obra para que seja possível estimar o custo e prazo de execução. É uma fase caracterizada por estudos preliminares, anteprojeto, estudos de viabilidade técnica e econômica, além da avaliação do impacto ambiental (quando necessário).

Projeto Executivo

Nesta etapa, posterior ao Prohjeto Básico, é definido de forma detalhada o conjunto dos elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra ou do serviço, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os componentes da obra, como materiais descritivos, cálculos estruturais, desenhos, especificações técnicas e executivas, cronograma e planilhas de orçamento, são reunidos no projeto executivo. É importante destacar que o Projeto Executivo não é um novo Projeto, e sim, o detalhamento do Projeto Básico, ou seja ele não pode descaracterizar o objeto definido na etapa de Projeto Básico.

As Built

Além das Etapas de Projeto mencionadas acima, é importante que o Cliente contrate a Projetista para que ao final do empreendimento, seja entregue a documentação que reflita exatamente o que foi executado na obra, comumente chamada de “As Built”, do inglês, Como Construído. Esta documentação deve contemplar com exatidão, por meio de plantas e memoriais, todos os serviços executados e especificações detalhadas dos insumos utilizados. Para a manutenção, conservação, reforma e futuras ampliações do objeto entregue, o As Built será de extrema importância.

 


Fontes: constructapp.io, Conselho Federla de Engenharia e Agronomia – CONFEA, Cartilha da Controladoria Geral do Estado – CGE do Acre