O plástico apresenta inúmeras possibilidades de aplicação, sendo este, empregado em objetos de utilidade do dia-a-dia, como sacolas, vasilhas de utilidades domésticas, cadeiras, as conhecidas garrafas PETs, entre outros. Sendo assim, não há dúvidas que este material possibilitou avanços e trouxe facilidades para a sociedade. Contudo, o impacto do consumo deste material, produz cada vez mais, uma enorme quantidade de lixo que é descartado, principalmente de forma incorreta em todo o mundo.

Uma opção adequada para minimizar o impacto do plástico no meio ambiente, seria a reciclagem deste material, porém uma nova descoberta propõe uma alternativa revolucionária para isto.

3057700-inline-i-1-plastic-eating-bacteria

Recentemente pesquisadores japoneses descobriram que com a bactéria Ideonella sakaiensis 201-F6, é possível destruir os resíduos PET mas, apesar da boa notícia, a quantidade de resíduos que é destruída pela bactéria não é satisfatória perante os mais de 200 milhões de toneladas de plástico que são produzidos a cada ano, já que a bactéria demora muito tempo para degradá-lo. Na pesquisa realizada, foi verificado que as bactérias levaram seis semanas para destruir uma fina película de PET.

Contudo, esta descoberta possibilitou avanços e novas descobertas para o desenvolvimento de bactérias mais eficientes para tal finalidade no futuro.

1457976809_881_Ideonella-sakaiensis-bacteria-feeding-on-plastic

Bactéria Ideonella sakaiensis 201-F6

Fonte: Hypeness