Devido ao alto custo da energia tradicional (super alto), o planeta cada vez mais demanda a utilização da famosa “ENERGIA SUSTENTÁVEL”.
Mas afinal, isso existe?
Neste post, buscamos apresentar de forma bastante objetiva quatro destas fontes de Energia Sustentável que já são realidade em muitos países do planeta e que prometem transformar o mundo num local muito melhor. A utilização em larga escala das mesmas depende ainda de um conjunto de ações como incentivos, legislações, etc, mas quanto mais a população conhecer estas tecnologias, mais cedo esta população poderá exigir o uso das mesmas de seus políticos e técnicos.
EÓLICA. É uma energia que transforma ventos captados por cata-ventos em energia elétrica, através das hélices dos cata-ventos que são ligadas a uma turbina que com a força do vento, acionam um gerador elétrico. É uma energia limpa e renovável, porém ela ainda não é muito utilizada, devido os impactos visual e sonoro, e pelo ao vento nem sempre soprar quando há a necessidade de energia.
SOLAR. É uma energia obtida através de painéis solares fotovoltaicos, que é feito de silício. A energia se dá no momento em que os raios solares atingem os painéis. Hoje em dia ela é muito utilizada em residências e para alimentar estradas e rodovias, embora o custo com a instalação ainda seja um pouco elevado, temos o benefício de reduzir significativamente os gastos com a conta de luz através do uso dessa energia que é uma fonte de energia limpa e renovável.
BIOGÁS. Entre todas as energias está é a mais natural. E conseguida através do Lixo orgânico: Cascas de frutas, verduras e excrementos de animais, que com a decomposição da matéria orgânica de micro organismos de animais e plantas se converte em gás natural. A geração da eletricidade se dá partir da conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão; essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica.
MARÉS. Possui o funcionamento semelhante à da energia Eólica, porém a captação da energia se dá através da força das marés, que através de uma turbina e um gerador, transforma essa força em energia elétrica, diferentemente da Eólica, em que há uma oscilação na força dos ventos, as marés são mais constantes e inesgotáveis.
- EÓLICA
- SOLAR
- BIOGÁS
- MARÉS
Fontes: www.portal-energia.com, 4.bp.blogspot.com, images.engormix.com e www.manutencaoesuprimentos.com.br