Segundo o Banco Mundial, está ficando cada vez mais insustentável manter os padrões de consumo atualmente praticados. A população mundial chegou a 7,3 bilhões de habitantes em 2015, podendo chegar perto dos 10 bilhões de habitante em 2050, é o que afirma a análise bianual do Instituto Francês de Estudos Demográficos (Ined). Caso esta marca seja atingida, serão necessários o equivalente a três planetas Terra para suprir a necessidade dos recursos naturais que hoje fazemos uso.
A preocupação com o cenário futuro é tão grande que passou a fazer parte dos tópicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o ano de 2030, feito pelas Nações Unidas.
A geração de lixo e a gestão incorreta destes resíduos causam prejuízo a toda polução. Segundo estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a produção de lixo aumentará para 2,2 bilhões de toneladas até 2025.
Quanto a energia, quase tudo que usamos passa por algum gasto de energia e grande parte é gerada via petróleo, carvão, gás natural ou urânio, mas apenas um quinto é proveniente de fontes renováveis, ou seja, aquelas que possuem capacidade de se regenerar, tornando-se inesgotáveis. Sendo assim, torna-se imprescindível que paremos um pouco para refletir sobre os nossos hábitos de vida e consumo para que consigamos desacelerar com os costumes que fazem mal ao planeta.
Ou mudamos agora nosso estilo de vida devastadador ou…
Fonte das Imagens: Pixabay