Um problema comum em grandes cidades é a grande quantidade de áreas impermeabilizadas, especialmente pelo extenso uso de concreto convencional e asfalto. Isso quer dizer que, durante chuvas, a água não penetra no solo, causando alagamentos e impedindo a recarga do lençol freático.
Alguns materiais estão sendo desenvolvidos com o intuito de contornar esse problema, como o concreto permeável e o pavimento antienchente. O primeiro está disponível para uso comercial e o segundo foi desenvolvido pela USP.
A passagem da água pelo piso é possível pelo índice de vazios do material, permitindo que a água percole através dele. Há limitações para sua aplicação, como a intensidade do tráfego que o piso irá receber. Por outro lado, há as seguintes vantagens, dentre outras: protege o sistema de drenagem, uma vez que a água da chuva realimenta o aquífero subterrâneo; ajuda a diminuir enxurradas e enchentes e possibilita a reutilização da água da chuva, caso haja um reservatório ligado à parte inferior do piso.
Demonstração de permeabilidade do concreto permeável
Matéria sobre o pavimento antienchente