O Sistema de Informações Urbanas Municipais – SIURB, é um conceito estratégico, e através do DATA.RIO busca cumprir um papel importante no urbanismo democrático contribuindo significativamente para a harmonia das relações urbanas e para o aprendizado da cidadania. A democracia participativa promove ampla integração social, fazendo parte dos princípios da política pública urbana do Município do Rio de Janeiro, conforme disposto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Rio de Janeiro (RIO DE JANEIRO, 2011).

A temática do urbanismo democrático, discutida no âmbito do planejamento de cidades, contribui para a harmonia das relações urbanas e para o aprendizado da cidadania; a participação da sociedade é motivada por ferramentas interativas disponibilizadas na internet, tais como mapas participativos, cujos objetivos são a ampliação da participação popular e a transparência da informação.

Ressalta-se que um planejamento representativo deve ser capaz de atuar de forma estratégica no planejamento de curto, médio e longo prazos. Entende-se que mecanismos efetivos de participação e controle social, com transparência e engajamento de grande relevância, prioridades elencadas e pontos chave de visão de futuro contribuirão para as políticas públicas da cidade.

siurb2

No âmbito mundial, a Agenda 2030, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável, tornou-se um plano de ação universal onde líderes, em parceria colaborativa, definiram uma agenda para o planeta e para a prosperidade, definindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e as 169 metas em busca de medidas ousadas, transformadoras e urgentes para direcionar um mundo melhor, sustentável e resiliente, e que terão a participação popular para elencar as ações prioritárias para esta Agenda.

Considerando a importância do tema, o IPP possui em seu planejamento estratégico, importantes atividades que contribuirão para que a cidade alcance um desenvolvimento mais sustentável, alinhado com os ODS da ONU, e com o Planejamento Estratégico 2017/2020 da cidade do Rio de Janeiro, priorizando a redução das desigualdades e contribuindo para uma cidade socialmente mais inclusiva, com ações baseadas na gestão qualificada de informações.

Aplicativos tais como o participa.rio, criado pela gestão da prefeitura em 2018, potencializam a aproximação entre o planejamento integrado e o cidadão. Neste aplicativo os munícipes podem votar nos ODS e nas metas que consideram prioritárias, entre outras: segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização.

siurb3

A democracia participativa promove ampla integração social e cumpre um papel importante no urbanismo democrático, contribuindo para a harmonia das relações urbanas e para o aprendizado da cidadania. Para cumprir as tarefas acima descritas, sistemas de informações urbanas apresentam necessariamente um verdadeiro desafio aos gestores: manter atualizada uma grande quantidade de informações provenientes de diversas fontes. É um permanente desafio lidar com um alto e crescente volume de informações, com a rapidez e agilidade exigidas pela dinâmica da metrópole moderna.

 

O Sistema Municipal de Informações Urbanas – SIURB tem como finalidade: reunir, gerir, integrar e atualizar o conjunto de informações sobre a cidade do Rio de Janeiro estabelecendo um canal de comunicação eficiente entre os órgãos de forma a subsidiar políticas públicas da Administração Municipal. A implementação do SIURB colabora  para ampliação da disseminação de aplicativos com informações sobre a cidade do Rio de Janeiro.

 

Clique aqui para acessar os Mapas Digitais do SIURB.

 


Fontes:

  • Livro Smart Cities – Cidades Inteligentes nas Dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde, 1ª edição, 2021, Organização: André Luis Azevedo Guedes, Carlos Alberto Pereira Soares e Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez.
  • Site da Prefeitura do Rio de Janeiro (www.rio.rj.gov.br)