No ano passado, as turbinas eólicas da Escócia geraram durante alguns dias mais energia elétrica do que o país necessitava e este excedente foi vendido a outros países do Reino Unido. É claro que esta geração exessiva não acontece durante todo o ano, porém para se ter uma ideia do potencial da energia eólica neste país, em Dezembro de 2016 este tipo de energia gerou 1.154.864 MWh de eletricidade para a rede nacional de energia, o equivalente a 53% do total usado no país no período.

turbina-eolica2

É notório o massivo progresso que o país está fazendo em garantir e aumentar a proporção de suas necessidades energéticas por meio do poder eólico e de outras fontes limpas e renováveis.

Atualmente está sendo construída na costa norte da Escócia a maior usina de energia eólica do mundo. Quando pronta, ela terá capacidade suficiente para fornecer energia para 40% dos lares escoceses. A população do país é de aproximadamente 5,2 milhões de habitantes. A obra deverá ter 339 turbinas (posicionadas no mar), se estender por 300 km² e gerar cerca de 1,5 gigawatts.

turbina-eolica3

O Brasil possui um grande potencial para a utilização de turbinas eólicas. Quem sabe nossos governantes um dia comecem a olhar exemplos como este da Escócia e criem maiores incentivos para investimentos na implantação deste tipo de tecnologia em nosso País.


Fontes: EcycleIndependent